NOVIDADES

Conhecimento 26/08/2016 18:24

Sistema de energia solar é apresentado aos membros da Comissão de Meio Ambiente da Famato

Os membros da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e da Comissão de Sustentabilidade da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), conheceram na tarde dessa quinta-feira (25/08), a funcionalidade do Centro de Sustentabilidade do Sebrae (CSS). A visita teve como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos e práticas que podem nortear possíveis ações nas propriedades rurais do estado.

“A vinda da comissão ao CSS nada mais é que prover atitudes saudáveis com princípios e incentivo às boas práticas que podem gerar economia nas atividades rurais do nosso público, que são os produtores rurais. Queremos com essa visita envolver os membros a uma nova cultura de produção e prestação de serviços responsáveis. Ecologia e economia podem andar juntas, especialmente no meio rural”, disse a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi.

A analista do Sebrae, Isabela Fonseca Rios, disse que o CSS foi construído com todos os preceitos de sustentabilidade disponíveis na construção civil. “Mato Grosso foi escolhido como modelo e fonte de conhecimento para os demais estados do Brasil. Somos o centro de referência nacional do Sistema Sebrae para a sustentabilidade”, destacou. 

No CSS os visitantes aprenderam formas para economizar energia elétrica, água, maneiras de reduzir a geração de resíduos sólidos e como fazer sua destinação correta, compostagem dos orgânicos e entre outros.

O que chamou a atenção dos participantes foi o sistema de energia solar instalado no telhado da sede do Sebrae e no estacionamento. No local estão instaladas 480 placas fotovoltaicas. São duas micro usinas, que geram juntas 120 KWP (quilowatt-pico). 

De acordo com Isabela, o sistema solar é responsável pela redução do consumo de energia elétrica da sede em 30%. O excedente gerado é distribuído pela rede da concessionária Energisa e o valor referente é descontado na conta mensal da instituição.

Durante a apresentação Isabela falou do comprometimento da entidade e as ações aplicadas pelos funcionários. “O copo descartável é um deles. O uso do utensílio é proibido para os funcionários, é liberado apenas para os visitantes. Presenteamos cada coloborador com uma caneca. Os que entraram no sistema após essa campanha trazem o seu copo de casa”, explicou.

Isabela contou que computador ligado e lâmpadas acessas em horário de almoço, por exemplo, contam pontos negativos para o colaborador. Os lixos devem ser descartados de acordo com sua categoria. Essas ações são monitoradas, portanto, quem não agrega os hábitos pode perder os incentivos oferecidos como viagens, salário produtividade e cursos de formação. 

No período da manhã o grupo esteve reunido, no prédio da Aprosoja, para discutir as demandas do setor agropecuário do estado. Como a Autorização Provisória de Funcionamento Rural (APF); Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI); Licenciamento Ambiental (Projeto de Lei n° 3729/2004); Congresso de Bioenergia; Instituto Ação Verde e Agrihub.

Para esclarecer as dúvidas sobre a APF esteve presente à secretária adjunta de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Maurem Lazzaretti. Também participou da reunião o secretário adjunto de Agricultura Econômica, Alexandre Possebon, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).   

BIOENERGIA MT - como a sociedade está cada vez mais atenta e consciente as questões de sustentabilidade, o tema ‘energia solar’ também será debatido no painel “Opções de Geração de Energia Elétrica de Mato Grosso: Desafios e Oportunidades” durante o 1° Congresso de Bioenergia de Mato Grosso. A palestra será ministrada, no dia 13 de setembro, às 16h, pela analista técnica do Núcleo de Projetos Especiais em Sustentabilidade do CSS, Raquel Moussalem Apolônio.

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo