NOVIDADES

AGRIHUB 23/04/2018 16:06

Visita técnica diminui a distância entre produtor e consumidor de tecnologias

Um grupo de 30 pessoas, entre investidores e profissionais do setor de tecnologia que participaram do Summit AgrHub nos dias 18 e 19 de abril, participou de uma visita técnica em Campo Verde na última sexta-feira (20.04). O objetivo da visita foi mostrar a realidade do produtor mato-grossense e aproximá-lo de quem está em busca de inovações que vão solucionar os problemas e minimizar as dores do setor do agronegócio.

Para o diretor da International Business Machines (IBM) – Brasil, Ulisses Melo, a experiência foi fabulosa. “Pude ver no campo as dificuldades reais. Isso aproxima e diminui a distância entre o tecnologista e quem vai usar a tecnologia. Esse feedback direto sobre o que está funcionando ou não é muito importante para nós que estamos em busca de soluções tecnológicas”. Melo acrescentou ainda que visitas técnicas são experiências “impagáveis”. “Posso ver de perto quais são as dores do produtor e ajudar a desenvolver as tecnologias que vão ter impacto direto no trabalho dele e na cadeia do agronegócio”, acrescentou.

Para o sócio-fundador da SP Ventures Capital, uma das 10 maiores e mais ativas investidoras em Agtech do mundo, Francisco Jardim, que também é gestor do Fundo de Inovação Paulista, o mais impressionante foi ver o nível de tecnificação e profissionalismo dos produtores mato-grossenses. “O que vimos na Agro Sol foi um show de inovação e empreendedorismo”. Mais que vender tecnologias para o produtor, a empresa enfatiza quanto de produtividade se consegue extrair dentro de um programa de excelência em sementes.

 “A capacidade de inovação e empreendedorismo mostra que de fato eles estão ávidos a agregar mais valor na solução e também abertos para  conhecer novas tecnologias”.

A Agro Sol Sementes tem mais de 15 anos atuando no mercado e é reconhecida pela credibilidade, inovação e qualidade em todos os produtos que oferece com o objetivo de otimizar resultados para o produtor. A empresa investiu em aplicativo para rastreabilidade e certificação das sementes a fim de conseguir ainda mais valor agregado à semente.

O sócio-diretor, Gladir Tomazelli, conta que a equipe busca diariamente inovação e qualidade. “Esse é nosso desafio diário. Queremos levar mais produtividade e, principalmente, tranquilidade para os produtores que utilizam nossos produtos”.

O grupo também visitou a fazenda Rio Manso, onde verificaram de perto o sistema de integração lavoura e pecuária e uma forma diferenciada no processo de gestão. O produtor Thiago Destefani Minuzzi conta que a família possui a propriedade há 55 anos e ele e o irmão já são a terceira geração a trabalhar na fazenda. Ele conta ainda que investir em inovação e progresso faz parte da cultura tanto de seu pai, quanto de seu avô. “Nossa estrutura é bem enxuta. Eu planto e meu irmão colhe. Temos cinco colaboradores incluindo o que cuida da pecuária”.

Minuizzi mostrou aos visitantes alguns experimentos que está fazendo e mostrou também as dificuldades enfrentadas no cotidiano da propriedade. Ele falou sobre as dificuldades como o roubo de defensivos, negociações com as trades e diversas outras. Compartilhou dados, informações e conhecimento com os visitantes.

O grupo também teve a oportunidade de conhecer um pouco do desenvolvimento da cadeia produtiva de algodão em Mato Grosso. Os pesquisadores do Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA) falaram sobre a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto de Algodão Social (IAS). Explicaram como é o papel de cada um e também as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores de algodão.

Outros assuntos abordados foram dados sobre as pesquisas que estão sendo feitas, o trabalho realizado para combater pragas e doenças e como é feita a difusão das tecnologias. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de acessar resultados de estudos que estão sendo feitos há mais de oito anos.

Programa AgriHub – É uma iniciativa da Famato, Senar-MT e Imea. Tem o objetivo de ser a ponte que liga a tecnologia ao campo. Além disso, busca contribuir para aumentar a renda dos produtores rurais usando o mínimo de recursos e para o desenvolvimento sustentável da produção agrícola e pecuária por meio da inovação tecnológica.

Informações sobre o AgriHub e o evento Summit AgriHub estão no site: agrihub.org.br.


Fonte: Ascom Senar-MT


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo